extra-img

~>Quantos Peixes Inserir?

~>Quantos Peixes Inserir?

A resposta mais fácil é "um - de cada vez". No que toca a quantos no total podem seguramente sobreviver, uma regra normalmente usada é "até um máximo de 2,5cm de peixe por cada 4l." Muita discussão acerca desta regra sugeriu que na realidade deve-se ler "até um máximo de 2.5 cm de PEIXES PEQUENOS por cada 4l."

"Peixes pequenos" podem ser peixes tipo Tetra Neons, Neon chinês, Zebras, etc.; "peixes médios" podem ser peixes tipo Barbos tigre, Platys, Corydoras, etc.; "peixes grandes" serão Peixes Vermelhos, Oscares, etc.

Por outras palavras isto é apenas uma regra, e a população "máxima" que é segura varia de aquário para aquário. Factores que aumentam a sua carga possível de peixes são:

  • Mudanças regulares e significativas de água,
  • Plantas saudáveis e vivas, e
  • Mais do que um tipo de filtragem bem mantido (lembre-se de pensar no seu filtro com estando vivo; precisa de cuidados tal como os peixes).

Por outro lado, factores que diminuem a sua possível carga incluem:

  • mudanças aleatórias e pouco frequentes de água,
  • nenhumas plantas ou plantas pouco saudáveis, e
  • filtragem limitada ou mal mantida (um filtro de fundo pode fazer um belo trabalho, mas se falha por alguma razão e era a única filtragem, um aquário carregado de peixes terá consequências desastrosas muito maiores do que um com poucos peixes).

Voltando à adição de peixes, muitas vezes não é prático inserir peixes um a um - por exemplo, encontra uns néons fabulosos e quer adicionar um pequeno cardume (6 ou 7 peixes) ao seu recentemente acondicionado aquário de 80 litros. Tem actualmente um pl*co de 5 cm e três Platys de 4 cm. Adicionar os Néons irá essencialmente duplicar o volume de peixes no aquário. Neste caso verá os mesmos efeitos do que ao acondicionar o aquário, i.e., um pico de amónia e de nitritos antes de crescerem bactérias suficientes para a nova população de peixes. Teste a sua água frequentemente e esteja preparado para uma mudança parcial de água de emergência de os níveis de amónia subirem muito.

O filtro biológico para o seu aquário é "alimentado" apenas pelos detritos dos peixes que tem no aquário. Isto significa que qualquer que seja o tamanho do seu filtro (e.g., um indicado para aquários de 200l no seu aquário de 80l), a população de bactérias será limitada pela "comida" que houver. Poucos peixes = pequena população de bactérias.

Estamos acostumados a pensar na reprodução de bactérias como "explosiva". Muitas bactérias podem duplicar a sua população em horas mas tal como vimos na secção Fazer o Ciclo, as bactérias nitrificantes são relativamente lentas a reproduzir-se. Haverá um intervalo de tempo entre o aumento dos desperdícios provocados pelos peixes, e a maior capacidade de processamento pelas bactérias. Em casos extremos, o aumento de amónia pode danificar ou matar os seus peixes antes da população de bactérias ter tempo para "acompanhar" o montante de desperdícios de azoto disponíveis.

É por isso que é sensato adicionar peixes lenta e gradualmente. Levar a população do seu aquário ao máximo com segurança pode demorar 6 meses; de facto, deve ser permitido demorar pelo menos esse tempo. Deixe a infracção das regras para aqueles com mais anos de experiência do que peixes.

 

  •  

  •