extra-img

~>O que Significa o Stress e Porque é Mau

~>O que Significa o Stress e Porque é Mau

Muitos peixes conseguem tolerar condições ambientais que diferem de algum modo das condições naturais nas quais se desenvolveram. Isto não significa, no entanto, que eles sejam saudáveis ou vivam uma vida normal. Por exemplo, manter um peixe numa água mais fria (ou quente) do que a sua preferida força os órgãos do seu corpo a trabalharem mais para o manterem vivo. Isto é, tais condições colocam o peixe sobre um stress aumentado.

O aumento de stress reduz a capacidade do peixe de repelir doenças e de se curar sozinho (e.g., se as suas barbatanas estão ratadas, ou se parasitas se introduzem no aquário através de peixes recém-adquiridos). Além disso, o stress reduz a capacidade de um peixe procriar com sucesso e encurta o seu ciclo normal de vida. Uma pequena quantidade de stress por si só não é normalmente fatal, mas à medida que aumenta a capacidade de resistência diminui. Assim, um dos maiores objectivos de um aquariofilista é remover as fontes de stress.

Note-se que eliminar o stress não garante que o seu aquário seja saudável. Mas aumenta significativamente as hipóteses. Muita gente na "net" escreve regularmente acerca de como mantém os seus peixes (aparentemente) "saudáveis e felizes" durante longos períodos de tempo sobre (aparentemente) condições altamente stressantes. Tais aquariofilistas estão sentados numa bomba relógio; a frequente continuação desta história refere o adoecimento de um peixe, depois outro, com um final recheado de mortes de peixes. Reduzir o stress simplesmente aumenta a probabilidade de um aquário ser saudável (tal como comida saudável, exercício e dormir o tempo necessário está normalmente associado como uma vida longa e saudável para os humanos).

 

  •  

  •