~>Aquecedores
Se quer manter peixes tropicais, vai precisar de um aquecedor. Um aquecedor assegura que o aquário não arrefece, e que a temperatura se mantém estável ao longo do dia, mesmo se a casa arrefece (p. ex. à noite). Para muitos peixes tropicais uma temperatura de 24C é ideal.
Existem dois tipos principais de aquecedores. Submersíveis, que ficam totalmente debaixo de água, e um segundo tipo mais tradicional composto por um tubo de vidro parcialmente submerso (e que contem a resistência aquecedora) mas que deixa o controle de fora de água. Os aquecedores submersíveis têm um melhor design dado que podem ser colocados horizontalmente no fundo do aquário. Isto ajuda a manter a temperatura do aquário uniforme (o calor sobe), e evita que o aquecedor fique exposto aquando das mudanças de água parciais. Os de design tradicional, necessitam de ser desligados antes de efectuar a mudança de água; se o aquecedor ficar acidentalmente ligado com a resistência acima da água, o tubo de vidro aquece e pode estalar quando tornar a encher o aquário com água.
Se a casa nunca estiver a menos de 4 a 5C abaixo da temperatura desejada para o aquário, um aquecedor com + ou - 2.5 Watts por cada 4 litros é suficiente. Se a diferença for superior, até 5 Watts (ou mais) por cada 4 litros. Lembre-se, o aquecedor precisa de manter o aquário à temperatura desejada, mesmo quando a casa está na temperatura mais baixa; a temperatura não deve flutuar.
Os aquecedores (especialmente os baratos) falham. Muitas vezes o contacto que liga e desliga o aquecedor bloqueia permanentemente, quer na posição de ligado ou de desligado. No primeiro caso o aquário pode ficar MUITO quente, especialmente se o aquecedor é superior às necessidades do seu aquário. Para minimizar potenciais problemas , evite aquecedores superiores ao tamanho óptimo para o seu aquário. Para prevenir os desastres no Inverno, use dois pequenos aquecedores em paralelo em vez de um grande. Assim se um falhar, as consequências não serão tão desastrosas.






