extra-img

~>Nutrientes e Elementos Residuais

~>Nutrientes e Elementos Residuais

Além do GH, KH, pH e salinidade, existem mais algumas substâncias que deve conhecer. A maioria da água da torneira contém um conjunto de nutrientes e elementos residuais em muito baixas concentrações. A presença (ou ausência) de elementos residuais pode ser importante em algumas situações, especificamente:

  • nitratos, que são discutidos em grande detalhe nesta FAQ em conjunção com o ciclo de azoto;
  • Fosfatos, o segundo mais proeminente nutriente. Os fosfatos têm sido ligados ao crescimento de algas. Se tem persistentes problemas com algas, um alto nível de fosfatos pode ser o factor contribuinte. Num aquário com plantas, os níveis de fosfatos ideais são 0,2 mg/L ou menos. Para controlar as algas, trocas frequentes de água são muitas vezes recomendadas para reduzir o nível de nutrientes. Se a água da sua torneira contem excesso de fosfatos, as trocas podem agravar a situação. A sua companhia de água local pode dizer-lhe qual é o nível exacto de fosfatos.
  • Ferro, magnésio e outros elementos residuais. As plantas precisam de ferro pequenas quantidades para crescerem. A água da torneira em muitas áreas não contem qualquer ferro. Consulte a FAQ de Plantas para mais detalhes.

 

  •  

  •