extra-img

~> Formato do Aquário

~> Formato do Aquário

Existe no mercado uma grande variedade de aquários confeccionados em diferentes formatos, como os tradicionais globos, os aquários retangulares e modelos mais exóticos como os sextavados ou com vidros curvos. Os aquários globos devem ser vistos mais como uma pequena peça decorativa, pois não permitem a instalação dos equipamentos necessários e tornam a manutenção da qualidade da água muito difícil. Podem ser uma opção para quem quer poucos exemplares de um peixe resistente como o Kinguio ou peixe japonês. Outra opção é o peixe Betta que requer pouco cuidado com a água. Aquários de formatos irregulares, como os modelos sextavados, podem ser uma opção, desde que não sejam muito pequenos, pois teriam as mesmas restrições citadas para os aquários globos.

Para funcionarem adequadamente, devem permitir a instalação dos equipamentos básicos necessários. 

  Como regra geral os aquários retangulares são a melhor opção. Eles apresentam as seguintes vantagens sobre os outros modelos: 

1) Maior superfície de água em contato com o ar, o que permite uma melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico; 
2) Melhor visualização do interior do aquário por não ocasionar as distorções de imagens que são comuns nos outros modelos; 
3) Praticidade na instalação de equipamentos como luminárias, filtros e termostatos;
4) Facilidade na execução das tarefas de limpeza e manutenção. 

   Os aquários retangulares, mesmo os de grandes dimensões, não necessitam de cantoneiras de metal como estruturas de resistência. Esta possibilidade é indicada apenas como uma opção estética. Hoje em dia os vidros são colados diretamente uns aos outros com cola de silicone, que proporciona firmeza e vedação. 
    Antes da compra e montagem é importante verificar se o aquário foi colado com o capricho necessário e se foi realizado teste para detectar possíveis falhas de colagem. Estes pequenos cuidados evitarão futuros aborrecimentos com desagradáveis vazamentos. 
   O uso de uma tampa de vidro que cubra quase toda a superfície do aquário traz as seguintes vantagens:
1) Menor evaporação de água, diminuindo a necessidade de reposição; 
2) Melhor conservação da temperatura, com economia de energia elétrica; 
3) Maior proteção dos equipamentos, principalmente luminárias;
4) Evita a morte de peixes que, eventualmente, possam assustar-se e saltar da água; 
5) Protege a água de poeira e outras impurezas que possam cair sobre o aquário
.

 

  •  

  •