extra-img

Peixes de Água Doce

Peixes de Água Doce

Note que todos os peixes são diferentes uns dos outros. Agressivo ou não todos precisam de cuidados do criador, e o criador tem que ser antes de mais nada um observador.

 

Os peixes podem ter comportamento dos mais variados. Tem aqueles que passam o dia todo parado e só saem a noite, tem aqueles que precisam de menos oxigênio que os outros... Sendo assim antes de colocar qualquer peixe no aquario procure se informar, pois o melhor caminho para um aquario saúdavel e bonito é a informação...

 
Acará Festivo (Cichlasomafestivum)
    Vive bem com bandeiras e discos em aquários bem plantados, sendo originário do Amazonas. Temperatura 22 a 30°C e pH 7,2. Medindo até 15cm.
Acará Disco (Symphysodon sp.)
    Peixe majestoso, tímido e sensível, nunca indicado para principiantes.Para aquários grandes. Origem Amazonas. Temperatura 28 a 32°C e pH 6,6
 
Bandeira (Pterophyllum scalare)
    Peixe do Amazonas, dócil e majestoso. Sendo gregário e de comportamento calmo. Temperatura 26° a 30°C e pH 6,6 a 7,4. Gosta de água nova e mole.
Betta (Betta splends)
    Peixe de belo colorido, de aquário comunitário, não necessita oxigenador. Originário da Tailândia, resistente e fácil manutenção. Temperatura 23 a 32°C e pH 7,2. Ideal para reprodução 27°C.
Borboleta Strigata (Carnegiella strigata)
    Vive na parte superior do aquário, é dócil e  calmo. Deixar o aquário fechado. Originário do Amazonas, sendo gregário. Temperatura 25 a 28°C e pH6,5.
Barbus Aurúlios (Capoeta aurulios)
    Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupos de mínimo 8 indivíduos. Originário de Borneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.
Barbus Ouro (Puntius sachsi)
    Peixe criado em laboratórios da Ásia. Peixe dócil de nado constante. Pode ser colocado com outros Barbus. Temperatura 22 a 30°C e pH 7,0.Atinge 7cm.
Beijador (Helostoma temmincki)
    Peixe que não necessita de oxigenador, de temperamento as vezes agressivo. Origem Índia e Malásia. Temperatura 23 a 30°C e pH 7,0. Atinge 30cm.
Botia Palhaço (Botia macracanthus)
    Peixe muito exótico de origem em Borneo e Sumatra. Bom para aquários comunitários e age como limpa fundo. Temperatura 24°C e pH 7,0. Atinge 30cm.
Botia Painted (Botia modesta)
    Peixe muito exótico de origem em Boneo e Sumatra. Bom para aquários comunitários e age como  limpa fundo. Temperatura  28°C e pH 6,6. Atinge 10cm.
Boca-de-Fogo (Cichlasoma meeki)
    Originário de Yucatan, peixe de belo colorido não indicado para principiantes. Atinge até 15 cm. Colocar com ciclídeos. Temperatura 20 a 28°C e pH 7,2.
Bala Shark (Balantiocheilus melanopterus)
    Peixe ativo e pacífico, originário da Tailândia e muito resistente. Boa opção para aquários comunitários. Temperatura 23 a 28°C e pH 7,0. Atinge até 30cm.
 
Cascudo (Hypostomus plecostomus)
    Originário da América do Sul, é um peixe vegetariano que ajuda na manutenção do aquário. Peixe de aquário comunitário. Temperatura 26°C e pH7,0.
Carpa (Cyprinus carpio)
    Peixe de origem na China, é boa opção para tanques. Sendo o peixe de maior longevidade e muito resistente. Temperatura 19°C e pH7,6.
Colisa (Colisa lalia)
    Muito pacífico, sem necessidade oxigenador. Sendo macho mais colorido. Origem Índia. Temperatura 26 a 30°C e pH6,8 a 7,4. Boa opção para comunitários
Conchônio (Puntius conchonius)
   

Originário da Índia,é de nado alegre e constante. Macho mais colorido e menor. Ideal ser colocado em grupos. Chega a 14cm. Temperatura28°C e pH 7,2.

Coridora Albina (Corydora aenus)
    Excelente limpa fundo, dócil e agitada. Podem ser colocadas em grupos. Originária da América do Sul. Temperatura 24°C e pH 7,2 a 7,4, medindo até 7cm.
Coridora Paleatus (Corydora paleatus)
   

Excelente limpa fundo, dócil e agitada. Podem ser colocadas em grupos. Originária da América do Sul. Temperatura 24 a 28°C e pH 7,2 a 7,4, medindo até 8cm

Cruzeiro do Sul (Hemiodopsis goeldii)
    Muito dócil e de nado constante. Sendo de origem no Brasil, pode ser colocado em aquários comunitários. Temperatura 24°C e pH 7,0.
 
Dânio (Danio aequipinnatus)
    Peixe de nado muito rápido e resistente. Vive em pequenos grupos atingindo até 12cm. Temperatura 22 a 28°C e pH6,8 a 7,4
Dojo (Misgurnus anguillicaudatus)
   

De origem asiática, ajuda na manutenção do aquário. Muito rústico e de comportamento dócil com outros peixes do aquário. Temperatura 26°C e ph 7,2 a 7,4

 
Espada (Xiphophorus helleri)
   

Originário do México, tendo o nome "espada" devido ao órgão copulador do macho. Fácil reprodução em aquários. Temperatura26°C e pH 7,0 a 7,2.

 
Ituí Cavalo (Aptenotus albifrons)
    Peixe de hábitos noturnos e as vezes agressivo. Gosta de tocas e  esconderijos. Originário da América do Sul. Temperatura 22 a 28°C e pH6,6. Atinge até 48cm. (Acredite!)
 
Lábeo Bicolor (Labeo bicolor)
    Peixe de origem da Tailândia, tem comportamento meio agressivo com peixes menores. Montar tocas. Temperatura 26 a 28°C e pH 7,2. Atinge até 15 cm.
Lábeo Frenatus (Labeo frenatus)
    Peixe de origem da Tailândia, tem comportamento meio agressivo com peixes menores. Montar tocas. Temperatura 26 a 28°C e pH 7,2.Atinge até 12 cm.
Lebiste (Guppy)(Poecilia reticulata)
    Peixe originário do Amazonas, Trinidad e Barbados. Fácil reprodução em aquário, atentar ao pH. Macho menor e colorido, pH 7,2 a 7,4 e temperatura 26°C.
Limpa Vidro (Otocinclus affinis)
    Vive bem em grupo e aquários comunitários. Ajuda na manutenção do aquário. Se alimenta de algas das pedras e vidro. Temperatura 26°C e pH 7,0.
 
Mato Grosso (Hyphesobrycon callistus)
    Peixe muito dócil e gregário. Ao adaptar-se adquire cor vermelho sangue. Originário do Brasil. Temperatura 24 a 28°C e pH 6,6 a 7,4.
Mexirica (Etropus maculatus)
    Peixe dócil de média resistência, que vive bem com peixes de igual tamanho. Originário da Ásia. Ideal aquário com tocas e troncos. Temperatura 25°C e pH8.
Molinésia Preta (Poeclia shenops)
    Peixe de fácil reprodução em aquário, ideal com peixes do mesmo tamanho. Origem México. Gosta de aquário bem plantado. Temperatura 28°C e pH 7,2 a 7,4
 
Neon (Paracheirodon innesi)
    Peixe pacífico, gosta de viver em grupo. Originário dos afluentes do Rio Amazonas. Peixe não indicado para principiantes. Temperatura 26 a 28°C e pH6,4
Nigrofasciatus (Puntius nigrofasciatus)
    Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupos de mínimo 8 indivíduos. Originário de Borneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.
 
Olho-de-fogo (Moenkhausia sanctafilomenae)
   

Peixe dócil e gregário, de fácil adaptação em aquário. Ótima opção com Neons e Tanícts. Originário do Amazonas. Temperatura 26°C e pH 7,0. Atinge 6cm.

Óscar (Astronotus ocellatus)
    Peixe de origem na Amazônia, indicado para aquário de grande porte e sozinho. Muito inteligente, conhece o dono. Temperatura 22 a 30°C e pH 7,0. Atinge 35 cm.
 
Plati (Xiphophorus maculatus)
    Peixe originário do México e da Guatemala. Pouco exigentes e muito sociáveis. Fácil reprodução em aquários. Temperatura 20 a 30°C e pH 7,2. Atinge 6cm.
Platidora Costatus (Platidora costatus)
    Originário da América do Sul, sendo ótimo faxineiro de aquário e fácil adaptação. Gosta de tocas. Temperatura 25°C e pH 7,0. Atinge até 20cm.
Pratinha (Hemigrammus rodwayi)
    Peixe originário do Brasil, resistente, que deve ser colocado em grupos de mínimo 10 indivíduos.Ótimo para aquários comunitários. Temperatura 26°C e pH 7,0.
Paulistinha (Brachydanio rerio)
    Peixe ativo e dócil,de nado sempre próximo a superfície, vive bem em grupos e aquários comunitários, originário da Ásia. 28°C e pH7,0, atinge 7cm.
Peixe Vidro (Chanda ranga)
    Originário da Índia, é um peixe muito exótico de comportamento pacífico. Manter sempre um grupo de 6 indivíduos. Temperatura 18 a 26°C e pH 7,0. Atinge 6cm.
 
Rosáceo (Hyphessobrycon socolofi)
    Peixe muito dócil e gregário. Ao adaptar-se adiquire cor vermelho sangue. Originário do Brasil. Temperatura 24 a 28°C e pH 6,6 a 7,4.
 
Sumatra (Capoeta tetrazona)
    Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupo de mínimo 8 indivíduos. Originário de Borneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.
Sumatra Verde (Capoeta tetrazona)
    Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupos de mínimo 8 indivíduos. Originário de Boneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.
 
Taníctis (Tanichthys albonubes)
    Peixe de belo colorido e nado alegre, ótima opção com Neon, Mato Grosso e Paulistinha. Origem China. Resistente e dócil. Temperatura 26°C e pH 7,0. Atinge 4cm
Temporalis (Cichlasoma temporalis)
    Um dos mais belos cichlídeos, de hábitos territoriais, resistente e de nado calmo. Originário da América do Sul. Temperatura 26°C e pH 6,6. Medindo até 22cm.
Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi)
    Originário da América do Sul, é uma ótima opção para aquários comunitários. Rústico e dócil, gosta de aquários bem plantados. Temperatura 26°C e pH6,6.
Tricogáster (Trichogaster tricopterus)
    Originário da Ilha de Sumatra, é um peixe que deve ser colocado em grupos de mínimo 5 indivíduos. Muito rústico com até 12cm. Temperatura 26°C e pH 7,0.
Trico-leeri (Trichogaster leeri)
    Originário da Tailândia, Borneo e Sumatra, é um dos mais belos peixes ornamentais. Não necessita de oxigenador. Rústico e dócil. Temperatura 26°C e pH 7,0.
 

 

  •  

  •